O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), abrirá suas inscrições entre 22 e 25 de janeiro. Neste ano, o Sisu terá apenas uma edição anual. No estado do Acre, estão previstas 2.300 vagas, representando 0,9% do total nacional.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem se inscrever dentro do período estipulado através do Portal Único de Acesso. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que são utilizados no processo de seleção, serão divulgados em 16 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As vagas no Sisu são para cursos com início no primeiro e segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão das instituições participantes. Ao todo, 127 universidades vão ofertar 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o Brasil.
As principais regras do Sisu incluem:
- A seleção dos candidatos é exclusivamente por ordem de classificação, com base nas notas do Enem 2023.
- Os candidatos não podem escolher o semestre de ingresso, que é determinado pela classificação no curso desejado, mas concorrem a vagas do ano inteiro com uma única inscrição.
- Todos os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Para participar do Sisu 2024, os requisitos são:
- Ter participado do Enem 2023.
- Não ter zerado a prova de redação.
- Não ter feito o Enem como treineiro.
Uma novidade importante é a adoção das alterações na Lei de Cotas. Agora, os candidatos inscritos nessa modalidade serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência, com base em seu desempenho no Enem e perfil socioeconômico. Caso não sejam selecionados, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas que se encaixem em seu perfil socioeconômico. O objetivo é garantir uma alocação mais justa das vagas para candidatos que necessitam de políticas compensatórias para acesso ao ensino superior.