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Educação

Rede municipal de Rio Branco integra temas étnico-raciais com o projeto Consciência Negra

O Currículo de Referência Único do Acre, que abrange o estudo da História e Cultura da África, Afro-brasileira e Indígena, tem sido incorporado nas escolas da rede municipal de ensino de Rio Branco. As leis 10.639/2003 e 11645/2008 estabelecem esses temas como transversais, a serem abordados ao longo do ano letivo.

O Projeto Consciência Negra, realizado em diversas unidades escolares, alcançou sua culminância no dia 25 de novembro. Com atividades educativas e culturais, o projeto envolveu toda a comunidade escolar, famílias e a população em geral. As atividades incluíram exploração de literatura, apresentações de dança e teatro, degustação de comidas típicas, além de brinquedos e brincadeiras relacionados à temática étnico-racial.

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O Núcleo dos Temas Integradores, ligado à Diretoria de Ensino, acompanhou de perto as atividades nas instituições. A assessora pedagógica Maria Herlenice Brito ressaltou a riqueza do momento para a aprendizagem das crianças, contribuindo para a eliminação de formas de preconceito étnico-racial.

Hélio Sebastião da Silva, diretor da Escola Chico Mendes, destacou a importância do projeto como um momento enriquecedor de conhecimento sobre a África e o respeito à diversidade no país. Ele enfatizou a oportunidade dada às crianças para demonstrarem as aprendizagens adquiridas, reconhecendo-as como verdadeiras protagonistas desse processo educativo.

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