O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a recuperação de 36 quilômetros da BR-317 no Acre, abrangendo o trecho entre os municípios de Xapuri e Epitaciolândia. Com um investimento de aproximadamente R$ 63,5 milhões, o projeto buscou melhorar a segurança e a fluidez do tráfego na região.
Entre os serviços realizados estão a recomposição do corpo estradal, substituição de bueiros, recapeamento asfáltico e recuperação da sinalização. Além disso, o DNIT executou remendos profundos, tapa-buracos, recuperação do solo em áreas com processos erosivos, recapeamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e a limpeza dos dispositivos de drenagem.
O projeto integra um contrato de manutenção que cobre, ao todo, 92,63 quilômetros da rodovia. A BR-317 é considerada uma via estratégica para o Acre, conectando o estado ao Amazonas e facilitando o comércio com o Peru e a Bolívia, além de desempenhar papel fundamental no escoamento de produtos da pecuária, suinocultura, agricultura e avicultura, atividades econômicas relevantes na região.
A rodovia atravessa importantes cidades do Acre, como Rio Branco, Senador Guiomard e Brasiléia, sendo um elo essencial para o desenvolvimento econômico e social local, além de promover o turismo, com destaque para as visitas às fazendas de geoglifos.
O trecho recuperado tem grande importância para o tráfego diário, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local, além de reduzir riscos de acidentes e melhorar as condições de deslocamento em uma das principais rotas que ligam o Brasil a países vizinhos.