As escolas da rede estadual do Acre aplicaram nesta sexta-feira, 25 de outubro, o 4º Simula Enem, parte do programa Pré-Enem Legal. O simulado tem como objetivo preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contou com a participação de 9.859 alunos da terceira série do ensino médio.
A ação desta sexta marcou o Dia D de Mobilização, um esforço concentrado para envolver os alunos na reta final de preparação. As provas foram realizadas em formato presencial, imitando as condições do Enem, com o intuito de aproximar os alunos da realidade que enfrentarão no exame oficial.
A Escola Professora Clícia Gadelha, em Rio Branco, foi uma das unidades que promoveu o Dia D. De acordo com Jessé Lima, coordenador pedagógico, a simulação seguiu as regras do Enem, desde a organização das salas até as orientações sobre o comportamento dos alunos e os itens permitidos no dia da prova. “Procuramos recriar as mesmas condições que os estudantes encontrarão no Enem, para que eles se familiarizem com o processo”, explicou Lima.
Estudantes como Danilo Souza, que almeja uma vaga no curso de Direito, destacaram a importância da iniciativa. Para ele, a experiência proporcionada pelo simulado foi semelhante à prova real, e o programa Pré-Enem Legal tem sido um apoio significativo em sua preparação, especialmente em disciplinas como redação.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, enfatizou que o Simula Enem é uma estratégia essencial para melhorar o desempenho dos alunos no Enem e promover um ensino de qualidade em toda a rede pública. Além do simulado, o programa Pré-Enem Legal oferece videoaulas, aulões revisionais, podcasts e materiais didáticos, que estão disponíveis tanto em plataformas digitais quanto em canais de TV.
A preparação para o Enem se intensificará nas próximas semanas, com a realização de aulões de revisão nos dias 1º e 7 de novembro, transmitidos ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube (http://youtube.com/@educacaodoacre). O objetivo é garantir que todos os alunos do Acre, incluindo os que vivem em áreas mais remotas, tenham acesso ao conteúdo de revisão.