A Prefeitura de Rio Branco foi premiada no 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) para a Educação Básica, uma iniciativa do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC). O prêmio busca valorizar projetos que promovem a igualdade racial nas escolas.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Rio Branco destacou-se com quatro projetos antirracistas. Entre os projetos premiados, estão atividades de contação de histórias, brincadeiras voltadas à infância e a criação de um dicionário antirracista. A entrega do prêmio ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta quinta-feira, 14 de novembro.
Os projetos premiados foram desenvolvidos por profissionais de diversas escolas da rede municipal:
– Joana Marques de Lima Saar Xavier, professora da Creche Sagrado Coração de Maria, recebeu o prêmio pelo projeto “Brincadeiras para Infância Antirracista”, na modalidade ensino infantil.
– Áurea Maria Ferreira de Souza, professora da Escola Maria Aldeíza Rodrigues Pereira, foi premiada com o projeto “Conto Africano: Casamento da Princesa”, também na modalidade ensino infantil.
– Maria Antônia da Silva de Souza, gestora da Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho, destacou-se com o projeto “Sexta Cultural – Cultura Africana e Indígena”, voltado ao ensino fundamental.
– Rosana Nobre de Souza, professora da Escola Álvaro Vieira da Rocha, criou o “Dicionário antirracista – o conhecimento liberta”, também voltado ao ensino fundamental.