A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou nesta sexta-feira, 22, uma ação do programa Ônibus Lilás na comunidade da Escola Santa Luzia, no Seringal Guanabara, km 84 da zona rural de Brasileia. A iniciativa ofereceu orientação psicológica, jurídica e social, além de palestras sobre prevenção à violência contra a mulher, como a atividade intitulada Feminicídio Zero, rodas de conversa e distribuição de material informativo com conteúdos educativos.
As atividades ocorreram em paralelo aos jogos escolares da região e contaram com a participação da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria Municipal de Educação de Brasileia, que promoveram momentos de lazer e entregaram materiais escolares. Segundo a técnica da Semulher em Rio Branco, Talita Thomaz, a ação reforça o compromisso de alcançar comunidades mais afastadas. “Essa conscientização é muito necessária e útil para todos”, afirmou.
O evento faz parte da campanha Agosto Lilás, realizada anualmente com o objetivo de intensificar os serviços de enfrentamento à violência contra a mulher nos 22 municípios do Acre. A técnica do Centro de Referência da Mulher Brasileira do Alto Acre, Simaria Maia, destacou que a equipe também atua em municípios vizinhos. “A equipe Semulher sempre está à disposição para atender as mulheres tanto da área urbana, quanto rural. Essa também é uma forma de divulgar nosso trabalho”, disse.
Moradoras também ressaltaram a importância da iniciativa. A professora Angela Maria Bento de Mesquita afirmou que a presença do ônibus trouxe informações relevantes para a comunidade. “As mulheres que vivem sofrendo de violência vão saber a quem procurar. Gratidão e espero que retornem mais vezes às nossas comunidades”, declarou.
A ação buscou ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha e os canais de denúncia, aproximando serviços públicos das populações mais distantes e reforçando a rede de apoio disponível no Acre.