Connect with us

Industria

Luiz Gonzaga celebra acordo que libera importação de morango do Peru para o Brasil

Durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira (8), o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) anunciou a liberação da importação de morango do Peru para o Brasil. O acordo foi resultado de tratativas entre os governos brasileiro e peruano e, segundo o parlamentar, representa um avanço nas relações comerciais entre os dois países e uma oportunidade para o setor produtivo do Acre.

Gonzaga relatou que participou de uma reunião no Ministério da Agricultura do Peru, em Lima, acompanhado do secretário de Produção e Agronegócio, Assur Mesquita, do secretário de Planejamento, coronel Ricardo Brandão, e do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Acre, Paulo Trindade. “Após uma luta e um grande trabalho entre o governo do Estado do Acre e o governo peruano, conseguimos liberar a entrada de morango para o Acre e para o Brasil. O governo brasileiro já cumpriu sua parte, a entrada do morango foi autorizada e já saiu no Diário Oficial. Agora aguardamos que o governo peruano libere a entrada de ovos do Acre no Peru”, explicou.

O parlamentar destacou que a liberação beneficia produtores e empresas acreanas, que passam a ter acesso a um produto de preço mais competitivo e qualidade reconhecida. “O morango peruano é orgânico, mais doce, maior e muito mais barato que o nosso. Uma caixa de 10 quilos custa 120 soles, o que é um ótimo preço. Isso vai beneficiar também empresas acreanas, como a Carijó, que produz com qualidade e será favorecida com essa liberação”, afirmou.

Gonzaga agradeceu ao governo do Estado, ao Ministério da Agricultura e ao governo federal pela articulação que resultou no acordo. “Quero agradecer ao governo do Estado, ao Mapa e ao governo federal, que é representado aqui pelo doutor Paulo Trindade. Graças a Deus, temos uma boa relação entre o governo estadual e a superintendência federal, e isso tem rendido bons resultados para o Acre”, declarou.

O deputado concluiu afirmando que a medida abre novas perspectivas de integração econômica entre o Acre e o Peru, fortalecendo a cooperação bilateral no setor agrícola e ampliando as oportunidades de comércio transfronteiriço.

Continue Reading
Advertisement