A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou as políticas ambientais do estado durante o lançamento da COP30 em Belém, no Pará. O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, representando o presidente Lula, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho.
Mailza destacou que as políticas de conservação do Acre visam incluir diferentes atores sociais e que o estado está apto a pleitear novos financiamentos climáticos. Segundo ela, esses recursos são necessários para manter o desenvolvimento sustentável e as ações ambientais do estado.
A COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém, representa um marco para o Brasil e para a Amazônia. O governador Helder Barbalho afirmou que o evento trará um legado para os povos da floresta e colocará a região como protagonista nas discussões sobre mudanças climáticas.
Durante o lançamento, Alckmin declarou que a COP30 permitirá ao Brasil apresentar sua biodiversidade e cultura ao mundo.