Connect with us

Notícia

Acre intensifica medidas preventivas após surto de coqueluche na Bolívia

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está executando um plano de ação na fronteira em resposta a um surto de coqueluche na Bolívia. De acordo com o Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia, foram notificados mais de 770 casos de coqueluche no país até o último sábado, 12.

O plano de ação preventiva inclui várias iniciativas, com destaque para a capacitação intensiva dos profissionais de saúde nas cidades fronteiriças. Essa capacitação tem como objetivo assegurar que os profissionais possam identificar, diagnosticar, notificar e tratar a coqueluche de maneira eficaz, caso surjam casos no Acre.

Advertisement

Além disso, o protocolo de manejo clínico está sendo atualizado para refletir as diretrizes mais recentes no tratamento da coqueluche. Também estão sendo aprimorados os procedimentos de coleta, armazenamento e transporte de amostras, fundamentais para garantir diagnósticos rápidos e precisos, de acordo com Meneses.

Outra medida crucial é a vacinação na região de fronteira. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção, especialmente para proteger crianças menores de cinco anos, que são o grupo mais vulnerável à doença.

O surto de coqueluche na Bolívia, com 779 casos confirmados até o momento, destaca a urgência das ações preventivas em andamento.

Advertisement

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Advertisement
Continue Reading