Connect with us

Notícia

Associações de rádio e Tvs emitem notas de repúdio

contra agressões cometidas a profissionais no Sul do país que cobriam manifestações de bolsonaristas

Published

on

As associações que envolvem profissionais de rádio e TVs divulgaram notas de repúdio contra agressões feitas a profissionais do Grupo RBS, da TV Record, Band e SBT de Porto Alegre, que atuavam na cobertura das manifestações de bolsonaristas que protestavam contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial do último domingo (30).

Repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China da Record TV de Rio Preto foram agredidos (Reprodução/Instagram/@yurimacri)

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Advertisement

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiam os atos de violência, ameaças e hostilidades contra os profissionais da imprensa por parte de manifestantes que bloquearam diversas rodovias em vários estados do país, nesta quarta-feira (2).

Em Porto Alegre (RS), equipes de reportagem da Rádio Gaúcha, SBT, Band e Record foram intimidadas e até mesmo agredidas fisicamente durante a cobertura dos protestos que questionavam o resultado do processo eleitoral. Alguns equipamentos foram quebrados pelos manifestantes.

É inadmissível todo e qualquer ataque aos profissionais e meios de comunicação que cumprem a missão de informar a sociedade sobre assuntos de interesse público, principalmente, quando a violência tem como autores grupos com viés antidemocrático.

Advertisement

Atos criminosos como este são próprios de grupos extremistas, incapazes de conviver em ambiente democrático, e não pautarão os veículos de comunicação brasileiros.

A ABERT, a ANJ e a ANER pedem às autoridades uma rigorosa apuração dos fatos, com a punição dos responsáveis, para que agressões como estas não voltem a se repetir.

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Associação Nacional de Editores de Revistas
Associação Nacional de Jornais

Advertisement