A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza, na próxima terça-feira (15), uma audiência pública para discutir a sustentabilidade na produção e comercialização de cacau e chocolate no Brasil. O encontro ocorrerá no plenário 8, às 14h, com participação interativa do público.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), que destaca a importância estratégica do Brasil, sétimo maior produtor mundial de cacau e único país que concentra todos os elos da cadeia, da produção ao consumo.
Segundo Marinho, a audiência deve abordar temas relacionados aos direitos do consumidor, como a transparência da origem do produto, qualidade das amêndoas, uso de aditivos, rotulagem, rastreabilidade, padrões de qualidade e regulamentação. Também será debatida a conscientização do consumidor diante da crescente demanda por chocolates mais saudáveis, éticos e sustentáveis.
Para o parlamentar, atender a essas demandas pode impulsionar o desenvolvimento regional, especialmente em estados como Bahia e Pará, principais produtores nacionais de cacau.
A audiência será transmitida e permitirá o envio de perguntas pela população por meio da plataforma interativa da Câmara dos Deputados.