O Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no Conjunto Manoel Julião, em Rio Branco (AC), realiza atividades culturais e esportivas gratuitas com foco na inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos. O espaço é administrado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), e atende cerca de 3 mil pessoas ao ano de mais de 20 bairros da capital.
Com o Teatro Maués Melo, de 91 lugares, o centro oferece oficinas, palestras e apresentações, com aulas ministradas por professores voluntários. A coordenadora Cleonice Menezes destaca que o espaço contribui com a formação educacional dos alunos e atua na prevenção de situações de vulnerabilidade.
Entre as atividades oferecidas, a capoeira tem destaque. O sargento do Corpo de Bombeiros, Francisco Assunção, conhecido como Mestre Papalégua, iniciou sua trajetória no local como aluno e hoje atua como professor voluntário. “Há três anos estamos aqui com um trabalho de inclusão social para crianças, adolescentes, adultos e até idosos. A capoeira proporciona saúde física e mental e ocupa o tempo da garotada”, afirmou.
Referência na prática e ensino da capoeira no Acre, o educador físico Carlos Cavalcante, o Mestre Caju, atua há mais de 35 anos no bairro Conquista e relata a transformação social promovida pela atividade. “A capoeira transforma vidas. Muitos vieram de realidades difíceis e hoje são adultos formados”, disse.
O espaço funciona na Rua Luiz Z. da Silva, nº 499, com inscrições gratuitas e abertas ao público. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis no ato da matrícula.