Connect with us

Notícia

Corrida do Servidor amplia integração e incentiva hábitos saudáveis entre profissionais públicos no Acre

A 12ª edição da Corrida do Servidor será realizada no próximo domingo, 26 de outubro, em Rio Branco, marcando o Dia do Servidor Público e reforçando o papel do esporte como instrumento de promoção da saúde física e mental dos profissionais do Estado. A atividade, organizada pela Secretaria de Administração (Sead), integra o calendário anual do serviço público e tem o objetivo de aproximar a gestão dos servidores, valorizando o bem-estar e a convivência coletiva.

O governador Gladson Cameli afirmou que o evento é um símbolo do reconhecimento ao trabalho realizado pelos servidores em diversas áreas da administração. “A Corrida do Servidor já é uma tradição. Os servidores são os grandes responsáveis por lapidar o diamante que é o Acre, seja na saúde, educação, segurança, comunicação ou na administração. Neste ano, os competidores contarão com um prêmio especial para os vencedores da meia-maratona. É um momento de fortalecer os laços”, declarou.

Pela primeira vez, o evento abriu inscrições para o público em geral, com taxa de R$ 70 e doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, também exigida dos servidores, que participam sem custo adicional. A medida amplia o alcance da corrida e reforça o caráter solidário da ação.

Entre os participantes, a policial militar Patrícia Maciel, vencedora da prova de 5 km em 2024, espera repetir o desempenho. “Sou atleta de crossfit e estou iniciando no triatlo. Os treinos de corrida fazem parte da minha vida. Não é só sobre competir, é sobre saúde, disciplina, amizade e superação. Quando o governo apoia e incentiva o esporte, está dando oportunidade para muita gente descobrir o seu potencial”, afirmou.

A edição deste ano traz como novidade a inclusão de uma meia-maratona, com percurso de 21 km. O homem e a mulher com menor tempo somando as etapas de Cruzeiro do Sul e Rio Branco receberão passagens aéreas para disputar a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro. A nova premiação amplia o incentivo à prática esportiva e reconhece o empenho dos servidores.

O secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, destacou o impacto da iniciativa: “A Corrida, que já se tornou um marco no Mês do Servidor, é um momento de descontração, integração e celebração, além de promover o cuidado com a saúde física e mental dos servidores. A edição em Cruzeiro do Sul foi um sucesso e, com certeza, a nossa capital seguirá o mesmo caminho”.

Outro destaque é o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Acre, Érico Jonas Oliveira, campeão da categoria de 10 km em 2024. Ele retomou os treinos em 2023 e vê na corrida uma forma de superação e integração. “A corrida funciona como uma terapia, trabalha o corpo e a mente, ajuda a quebrar a rotina e cria comunidades. O esporte gera pertencimento e melhora o dia a dia dos servidores”, afirmou.