O DataSebrae completou, em 2025, dez anos de funcionamento como uma das principais plataformas de dados e pesquisas sobre pequenos negócios no Brasil. Criado pelo Sebrae para reunir informações estratégicas de forma gratuita e acessível, o portal se consolidou como fonte de referência para empreendedores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.
A plataforma ultrapassou a marca de 21 mil arquivos publicados, com destaque para o aumento de 166,04% no número de usuários únicos entre 2023 e 2024. O objetivo do projeto é reunir estudos, painéis interativos e indicadores sobre temas como empreendedorismo, microempreendedor individual (MEI), mercado de trabalho e empresas. Esses conteúdos são usados diariamente para embasar decisões, subsidiar projetos e fortalecer a atuação do Sebrae em todo o país.
Com 23 versões estaduais, o DataSebrae também dá visibilidade à produção regional e amplia o impacto das ações locais. “O DataSebrae foi criado para ser uma referência em informações estratégicas sobre os pequenos negócios brasileiros, apoiando não somente empreendedores e empresas, mas também jornalistas, pesquisadores e todos que têm interesse no universo do empreendedorismo”, afirmou Karina Souza, da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae.
A primeira versão da plataforma foi lançada com painéis interativos como o Painel de Empresas, que reúne dados da Receita Federal. O sucesso levou à expansão do modelo para os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2024, o DataSebrae passou por uma reformulação completa: os conteúdos passaram a ser organizados por temas, e foi lançada a SebrAI, uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia a navegação, responde dúvidas e guia o usuário até os conteúdos de interesse.
Além de subsidiar o desenvolvimento de políticas e projetos voltados aos pequenos negócios, o Sebrae utiliza o DataSebrae para fortalecer sua imagem institucional como fonte de conhecimento e informação qualificada. A plataforma, segundo o órgão, tem sido fundamental para consolidar o papel do Sebrae como referência na geração e difusão de dados sobre o empreendedorismo brasileiro.