Estudantes de 30 escolas públicas de Rio Branco apresentaram projetos voltados à preservação ambiental durante o Encontro Municipal da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Realizado na Escola de Música do Acre, o evento reuniu alunos do ensino fundamental que participaram das conferências escolares e agora disputam vaga para a etapa estadual, que ocorrerá na Escola Armando Nogueira.
A conferência tem como foco estimular a participação dos jovens na construção de propostas sustentáveis e práticas em suas comunidades. Segundo a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Acre (SEE), o processo de preparação das escolas teve início em 2024 e envolveu diversas etapas, desde oficinas até o desenvolvimento dos projetos.
“Cada escola organizou sua própria conferência, onde surgiram propostas criativas e alinhadas aos desafios ambientais locais”, afirmou Maria de Fátima Oliveira, chefe da divisão, que também destacou a importância do envolvimento da comunidade escolar nesse processo.
Entre as propostas apresentadas, o estudante Wallacy Gustavo de Almeida, de 11 anos, sugeriu a reutilização de garrafas PET para a montagem de hortas escolares. Ele estuda na Escola Major João Câncio, localizada na zona rural, no km 80 da Transacreana. Já Vinícius de Araújo, de 14 anos, da Escola Santo Antônio II, propôs uma ação de conscientização sobre o uso seguro da água em comunidades ribeirinhas, com orientações sobre fervura e cloração da água.
O chefe do Departamento de Inovações Educacionais, Anderson Oliveira, destacou que a conferência também busca desenvolver uma cultura de responsabilidade ambiental entre os estudantes. “Essas ações, mesmo que pequenas, têm impacto direto no futuro do planeta e devem começar dentro de casa e da escola”, declarou.
Além da seleção dos dez projetos que seguirão para a etapa estadual, o encontro também definiu os estudantes que atuarão como delegados, representando Rio Branco na próxima fase. O tema da conferência nacional este ano é “Cuidar da água e do planeta com justiça climática”, e a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).