Na maior feira de negócios e entretenimento do Juruá, a Expoacre Juruá, os holofotes não apenas brilharam sobre os tradicionais produtos como a Farinha de Cruzeiro do Sul, mas também iluminaram o sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Este programa inovador está transformando a alimentação nas escolas, creches e instituições filantrópicas da cidade.
O PAA, que consiste na aquisição direta de alimentos de pequenos produtores locais, é uma iniciativa que beneficia tanto os agricultores familiares quanto as instituições sociais. Durante a Expoacre Juruá deste ano, um estande especial expôs os produtos adquiridos pelo município por meio do programa, mostrando a diversidade que a agricultura familiar da região oferece.
Além da Farinha de Cruzeiro do Sul e seus derivados, produtos como coco, banana, abacaxi, inhame, verduras variadas, açaí e buriti agora fazem parte da alimentação servida nas escolas e instituições filantrópicas, substituindo produtos industrializados de outras regiões do país.
O destaque é que Cruzeiro do Sul se tornou o primeiro município do Brasil a concluir os procedimentos, receber os recursos e efetuar a compra dos produtos por meio do PAA, com um preço justo diretamente pago aos produtores, eliminando intermediários. Um investimento de 800 mil reais já beneficia 31 instituições sociais e 68 produtores rurais.
Um dos impactos positivos observados é o estímulo à produção familiar, com garantia de assistência técnica e transporte. Isso resulta em maior diversidade alimentar nas mesas dos habitantes de Cruzeiro do Sul e no fortalecimento da agricultura local.
Produtores locais, como Antônio Rocha e Francisco Ferreira, elogiaram o PAA, destacando a oportunidade de vender seus produtos a preços de mercado e expandir suas produções.
O prefeito Zequinha Lima destacou os avanços e a valorização dos pequenos produtores, enfatizando o objetivo do PAA em comprar a produção local por um preço justo e fornecer esses alimentos a instituições sociais da cidade. “Nossa gestão trabalha muito para ajudar as pessoas e principalmente as pessoas que vivem no campo, que produzem para colocar alimentos em nossas mesas, então o PAA, tem como objetivo comprar a produção do nosso pequeno produtor por um preço justo e ainda destinarmos esses produtos para 31 instituições sociais de nossa cidade”, afirmou.