Connect with us

destaque

Ensino técnico fortalece debate sobre faculdade estadual no Acre

Com crescimento do Ieptec, deputado Eduardo Ribeiro defende avanço na qualificação profissional e reacende discussão sobre ensino superior público

A educação profissional no Acre ganhou destaque na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11), quando o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), vice-líder do governo, elogiou a expansão do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr (Ieptec) e trouxe à tona a criação de uma faculdade estadual.

Advertisement

“O Ieptec vem mostrando sua importância na formação da nossa juventude. Essa expansão precisa ser reconhecida, pois é um avanço concreto para a qualificação dos acreanos”, afirmou. O instituto, que atendia seis municípios em 2022, agora está presente nos 22 do estado, beneficiando mais de 10.300 jovens. A projeção para 2025 é alcançar 15.300 alunos.

Deputado Eduardo Ribeiro destaca expansão do Ieptec e defende avanço na educação pública no Acre. – Foto: Sérgio Vale

Ribeiro destacou que a criação de uma faculdade estadual depende do fortalecimento da educação técnica. “A gente tem um sonho, o Estado tem um sonho, de trabalhar em uma faculdade estadual. Mas passa por isso [o fortalecimento do Ieptec] também”, afirmou.

A proposta reacende um debate antigo, já que o Acre, junto com Rondônia e Sergipe, é um dos poucos estados sem ensino superior público estadual. O desafio agora é transformar esse “sonho” em um projeto viável para o futuro.

Foto: Ascom/Ieptec

Advertisement