A Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e o Sebrae/AC formalizaram a adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU). O anúncio foi feito durante visita do ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, ao estado.
O programa propõe que empresas assumam, de forma voluntária, o compromisso público com a integridade nos negócios. A adesão envolve a assinatura de um termo e a realização de uma autoavaliação. A proposta da CGU é ampliar o alcance da integridade empresarial, promover o conhecimento sobre o tema e incentivar práticas alinhadas à conduta ética nas organizações.
O secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes, destacou que o programa disponibiliza uma ferramenta de diagnóstico para que as empresas avaliem suas práticas e identifiquem pontos de aprimoramento.
Durante a mesma agenda no Acre, os municípios de Feijó e Sena Madureira também aderiram ao Programa Time Brasil, voltado para o fortalecimento da gestão pública com foco em transparência, integridade e participação social. O programa oferece suporte técnico para estados e municípios implementarem medidas de governo aberto.
Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Estado do Acre e a CGU. O ministro também participou de reuniões com servidores da Controladoria no estado, com a superintendência da Polícia Federal no Acre e com a presidência do Tribunal de Contas.
Durante a visita, a auditora Maureen Brandão foi homenageada com o prêmio “Agente Público Inspiração”, entregue pelo ministro.