A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, se reuniu na sexta-feira, 24, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, com presidentes de colônias de pescadores de todo o estado para ouvir demandas e planejar ações voltadas ao setor pesqueiro.
Durante o encontro, a vice-governadora apresentou a proposta de criação de uma coordenação específica para o setor de pesca dentro da estrutura da Secretaria de Agricultura. Mailza destacou a importância de ouvir os pescadores e de estruturar ações que fortaleçam a atividade no Acre.
Participaram da reunião o presidente da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Acre (Fetape-AC), Charles Guimarães dos Santos, e lideranças das colônias de pescadores dos municípios. Atualmente, a Fetape-AC reúne mais de 10 mil associados e representa uma atividade que gera sustento para cerca de 13 mil pescadores no estado.
Entre as propostas apresentadas pelos pescadores está a criação de um calendário de eventos regionais e o apoio para estruturação das colônias, como aquisição de terrenos e sedes próprias.
O presidente da Fetape-AC destacou a necessidade de inserir os pescadores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), ferramenta que permite acesso a políticas públicas específicas e a subsídios para aquisição de alevinos e investimentos na produção.
O secretário de Agricultura, Luiz Tchê, informou que o governo estadual tem incentivado a produção de peixes com a criação de mais de 300 tanques e com a compra de pescado para abastecimento do programa Prato Social.
A presidente da Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves, vereadora Magila Damásio, relatou que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos pescadores do Vale do Juruá é a comercialização, devido a limitações no transporte, armazenamento e manejo do pescado.