No ano de 2024, os Grupos de Trabalho do Fórum Empresarial se organizam para desenvolver e implementar estratégias voltadas ao setor agrícola e empresarial do Acre, focando em áreas como grãos, fruticultura, piscicultura e ampliação de canais de comercialização. Estas ações são delineadas em colaboração com diversas instituições e órgãos governamentais.
O Grupo de Trabalho de Grãos, em sua primeira reunião, concentrou-se em discutir estratégias para o vazio sanitário, um período crucial para a prevenção da ferrugem asiática na soja, doença que demanda atenção especial devido à expansão da área de cultivo no Acre. Além disso, a capacitação e o treinamento em controle e monitoramento de doenças foram destacados, com iniciativas como parcerias para uso de laboratórios de sanidade vegetal e a organização de workshops.
Já o Grupo de Trabalho de Fruticultura focou na luta contra pragas que afetam cultivos importantes como cacau e cupuaçu, além de discutir a 1ª Indicação Geográfica (IG) do açaí de Feijó. Ações estratégicas planejadas incluem a identificação e auxílio às comunidades que trabalham com a fruta, bem como campanhas informativas sobre a monilíase, uma praga significativa para a produção estadual e nacional.
O Grupo de Trabalho de Piscicultura tratou do planejamento anual após as enchentes que afetaram produtores de peixes, focando na assistência necessária para a recuperação. As discussões abordaram a colaboração interinstitucional, a desburocratização e a intensificação da divulgação de informações vitais para o setor produtivo.
Por fim, uma reunião que envolveu diversos representantes institucionais discutiu ações pendentes de 2023 e planejou novas iniciativas para 2024, como ampliação dos canais de comercialização e a organização de eventos e cursos, como a Expoacre 2024 e cursos de qualidade de café.