A ApexBrasil promoveu 10.033 empresas brasileiras no mercado internacional no primeiro trimestre de 2025, sendo que 46% delas são micro e pequenas empresas. Os dados foram apresentados durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, realizada em 8 de julho, em Brasília (DF).
A iniciativa contou com o apoio do Sebrae e de parceiros internacionais, com foco na inserção de pequenos negócios em mercados externos. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância dessas empresas para a economia brasileira. Segundo ele, os pequenos negócios foram responsáveis por 1,3 milhão de empregos formais em 2024, de um total de quase 1,7 milhão.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que a meta da agência é atender mais de 22 mil empresas até o fim do ano, superando as 14 mil atendidas anteriormente. Ele citou como exemplo a missão realizada em Lisboa, em parceria com o Sebrae, voltada à internacionalização do artesanato brasileiro, que envolve cerca de 8,5 milhões de artesãos no país, 75% deles liderados por mulheres.
A diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, ressaltou que mais de 20% das empresas atendidas estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Segundo ela, a estratégia da agência busca usar o comércio exterior como vetor de desenvolvimento regional.
A reunião foi conduzida pelo presidente suplente do Conselho, Márcio Elias, em substituição ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, presidente titular do colegiado.