O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou em suas redes sociais que mais uma carreta lotada, com mais de 2 mil pneus inservíveis, foi enviada para o Mato Grosso esta semana. O material, que não tinha mais utilidade na cidade, será reciclado pela empresa Reciclanip, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul.
Os pneus, que demoram muitos anos para se decompor, agora receberão uma destinação adequada, contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Essas medidas , de cuidado com o meio ambiente, através da reciclagem, do reuso e da reutilização, são práticas adotadas por nossa gestão desde o início. Fico feliz em ver o envolvimento dos nossos servidores e comprovando que tudo está dando certo, e assim estamos conseguindo preservar o meio ambiente, dando uma destinação certa aos pneus, que é um material que demora tantos anos para se decompor”, escreveu Zequinha.
O município já exportou mais de 20 mil pneus. Foram seis viagens de carretas que saíram da cidade nos últimos meses. Lá esse material é transformado em chips, que são blocos de borracha, e será utilizado nas fornalhas como fonte de energia para produção de artefatos de cerâmica, tais como o tijolo e a lajota.