A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, oferece suporte aos produtores locais, proporcionando mecanização agrícola, assistência técnica e facilitando o escoamento da produção rural. Entre junho e novembro deste ano, foram escoadas 1.123 toneladas de produtos agrícolas, abrangendo 60% da produção das comunidades atendidas, que incluem feijão, melancia, milho, banana, inhame e mandioca.
O apoio da Prefeitura tem contribuído para que os produtores alcancem maiores ganhos na venda de suas mercadorias, resultando em economia de até R$ 1,5 mil em transporte para alguns agricultores. Deli Rocha Matos, produtor de bananas no seringal Simpatia, destaca a importância desse suporte para garantir a venda de seus produtos, evitando prejuízos financeiros.
Fabricio Araújo, barqueiro que trabalha no escoamento da produção agrícola próximo à comunidade do Valparaíso, transporta mensalmente 14 toneladas de itens de mais de trinta famílias. Ele ressalta a relevância do apoio no escoamento, proporcionando satisfação aos produtores que conseguem retornar para casa com êxito.
As ações da secretaria abrangem desde o incentivo à produção até o escoamento, beneficiando mais de 50 comunidades. O serviço atende famílias localizadas nos rios Juruá, Liberdade, Juruá Mirim e nos ramais próximos à Br 364, como Ramal São João, Vila Liberdade, Ramal 02, Ramal 06, Ramal 05, Ramal do Caraca, Ramal 12, Ramal do Zacarias, Ramal da Buritirana, Ramal dos Paulinos, Ramal Polo da Santa Rosa, Mariana 02, Pentecostes, Br 307, Ramal dos Carobas e Badejo do Meio.