Connect with us

Meio ambiente

Prefeitura de Rio Branco traça Plano de Contingência para possível alagação do Rio Acre

A Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizou uma reunião com todas as secretarias para apresentar um novo Plano de Contingência. O plano prevê um possível cenário de alagação do Rio Acre, como aconteceu nos últimos anos, afetando milhares de famílias.

O coordenador da Comdec, Coronel Cláudio Falcão, disse que o objetivo do plano é demonstrar o papel de cada secretaria em um provável alagamento. Todos terão papel fundamental para socorrer as vítimas da enchente, minimizar os impactos sociais e oferecer acolhimento e ajuda humanitária.

Advertisement

Falcão explicou que o plano detalha as ações de cada secretaria e envolve parceiros da Prefeitura e do Estado. Ele disse que a equipe tem experiência com enchentes, pois o prefeito Tião Bocalom enfrentou quatro enchentes significativas em seus quatro anos de gestão.

O coordenador alertou que os extremos climáticos têm afetado todo o mundo e que estar preparado para os eventos da natureza é fundamental para que os prejuízos sejam os menores possíveis.

O prefeito da capital, Tião Bocalom, lamentou que nos quase quatro anos de seu governo enfrentou as maiores enchentes já registradas no Acre. Ele disse que, se houver uma nova enchente, toda a sua equipe estará pronta para atender a população.

Advertisement

A Comdec informou que o nível do Rio Acre alcança a cota de alerta quando apresenta 13 metros e 50 centímetros e de transbordamento 14 metros em sua calha mais profunda. Nos últimos dois dias choveu na capital mais de 60 milímetros.

Advertisement