Connect with us

destaque

Presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana quer Acre exportando mais de 250 milhões de dólares nos próximos anos

Na última segunda-feira (16), Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil ), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, esteve em agenda no Acre, tendo reuniões com empresários e o governador Gladson Cameli. Na noite, realizou-se um encontro com representantes de classe no auditório da Fecomércio, em Rio Branco.

A reunião com o governador ocorreu no Palácio Rio Branco, na Capital e foram apresentados os principais desafios que precisam ser superados para o aumento do volume de exportações do Acre, como a garantia do funcionamento contínuo das instituições alfandegárias e o fortalecimento da infraestrutura de telecomunicações, energia e transporte.

Advertisement

“Essa é a primeira viagem que eu estou fazendo como presidente da Apex, trouxe comigo ainda duas pessoas técnicas para ouvir os empresários acreanos e governo do Acre. Há uma expectativa muito grande neste terceiro governo Lula, que o Brasil volte a crescer suas exportações e a receber investimentos duradouros, essas são as atribuições da Apex, incentivar que nosso país tenha mais exportação, e ao mesmo tempo atrair investimentos para cá”, disse o presidente da Apex.

Ao falar do Acre, Jorge diz que o estado é o que menos exporta para outros países, e que pretende junto ao governo federal triplicar o que se exporta nos dias atuais.

“Essa vinda no Acre é um começo de uma história nova e o Acre é o que menos exporta, perto de 50 milhões de dólares no ano passado. Quando eu saí do governo a gente já tava exportando 20 milhões, 16 anos depois a gente só dobrou. Eu acredito que daqui a 3 ou 4 anos o Acre possa estar exportando 250 milhões de dólares e não 50 milhões. Para isso precisamos trabalhar com as empresas, com os setores produtivos e envolver o governo”, enfatizou Viana.

Durante a entrevista, Jorge disse ainda que trouxe para os empresários acreanos, a ferramenta chamada ‘PEIEX’ que é o Programa de qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.

Advertisement

“Nesta nossa primeira viagem aqui ao Acre, estamos trazendo um programa chamado Peiex, que vai criar condições para que pelo menos 50 empresas do Estado se habilitem, para se tornar empresas exportadoras”.

Fonte: epope.com.br

Advertisement