Política
Projeto de lei institui o licenciamento urbanístico na capital
Tião Bocalom, assinou projeto de lei que altera a Lei Complementar n° 48 de 25 de julho de 2018
Tião Bocalom, assinou projeto de lei que altera a Lei Complementar n° 48 de 25 de julho de 2018
Published
1 ano agoon
By
EditorEm coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou projeto de lei que institui o licenciamento urbanístico simplificado no município. O projeto altera a Lei Complementar n° 48 de 25 de julho de 2018.
O PL proporcionará um desenvolvimento urbano equilibrado, socialmente justo e sustentável a nível econômico e ambiental, assim como evitará e corrigirá possíveis distorções no crescimento urbano e seus efeitos negativos para meio ambiente.
O prefeito Tião Bocalom reforçou que sua intenção é desburocratizar o sistema e valorizar a iniciativa privada. Segundo ele, é necessário a desburocratização do processo de licenciamento urbanístico municipal, alcançando assim uma padronização e simplificação dos atos administrativos prévios para a concessão do alvará de licença para construção na cidade.
“O que nós estamos fazendo é modernizando a gestão pública municipal. O alvará para a construção de uma casa simples demorava até mais de 60 dias. Nós, vendo que isso atrapalhava projetos de famílias, procuramos onde é que poderíamos aprender a trabalhar com alvará mais rápido. A Prefeitura de campo Grande (MS) cedeu para gente o projeto e nós estamos implantando agora. Qualquer pessoa que queira construir sua casa, vai implantar isso no sistema da prefeitura e o alvará poderá ser emitido imediatamente.”
O presidente da Fieac, José Adriano, disse esperar que o projeto seja aprovado rapidamente pela Câmara Municipal.
“É um passo gigantesco no rumo da redução do custo Brasil. Em todo o país nós vemos movimentos de desburocratização e de melhoria do relacionamento do poder público com a iniciativa privada. A gente espera com muita ansiedade que a lei seja aprovada para que a gente possa começar a divulgar nos demais municípios essa boa nova.”
Com o alvará imediato, a construção civil poderá gerar muitos empregos e, também, o crescimento econômico do município. O prefeito ressaltou ainda que o poder público tem que criar um ambiente que fortaleça a classe empresarial.
O secretário de Infraestrutura do município, Cid Ferreira, reforçou que o objetivo do projeto é aquecer a construção civil na capital acreana.
“Essa é a finalidade desse projeto: acelerar e aquecer muito mais ainda o comércio da construção civil no nosso município”, ressaltou.
Audiência Pública marca os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Acre
Bolsa Família beneficia mais de 130 mil famílias no Acre em dezembro
Fique atento: Operação Boas Festas fiscaliza comércios para garantir tranquilidade nas compras de Natal
Bocalom realiza entrega de bens do Programa Recomeço Para As Famílias, no Taquari
Zequinha lima reforça compromisso com a saúde ao entregar 19ª revitalização de posto de saúde em Cruzeiro do Sul
Acre compartilha abordagem jurisdicional no debate sobre REDD+ durante a COP 28