Rio Branco está passando por uma modernização na mobilidade urbana com a implementação de semáforos inteligentes, equipados com tecnologia de inteligência artificial. Já em uso, um desses dispositivos foi instalado no cruzamento da rua Osmar Sabino com a Av. Ceará. Além deste, outros 58 aparelhos que podem ser controlados remotamente serão instalados pela cidade.
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância desse avanço: “O povo de Rio Branco merece a modernização. Rio Branco fluindo normalmente. Para isso nós já estamos fazendo os viadutos. O da Avenida Ceará que é o da AABB, a gente vai, se Deus quiser, começar em março e o outro viaduto que já está em andamento que é lá do Araújo Mix. Isso mostra o nosso compromisso da modernização da nossa cidade. O trânsito de Rio Branco é muito grande é muito intenso e a gente precisa modernizar cada dia que passa. Esse semáforo aqui vai abrir de acordo com a demanda de cada avenida.”
O RBTrans relatou que, durante a fase de testes, os semáforos demonstraram sua eficácia. O sistema detecta automaticamente a quantidade de veículos e ajusta os sinais de trânsito. As câmeras capturam imagens das ruas e enviam para a central de controle, que usa inteligência artificial para interpretar os dados e ajustar o tempo dos sinais vermelho e verde.
Além disso, a nova tecnologia garante mais autonomia de energia aos semáforos, possibilitando o funcionamento normal do trânsito mesmo durante blackouts.
O investimento para este projeto foi de R$ 3 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco. O prefeito Bocalom enfatizou: “Juntando os dois investimentos da ordem de aproximadamente 3 milhões de reais. Recurso próprio, entenda isso, é dinheiro teu, é dinheiro nosso. É isso, modernizar a cidade para dar mais tranquilidade de vida para a nossa população e mais dignidade.”