As relações internacionais do Sebrae seguem uma abordagem alinhada com políticas de Estado, promovendo parcerias globais para estimular pequenos negócios e empreendedorismo. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a redução de desigualdades, conforme compromissos assumidos pelo governo Lula e Geraldo Alckmin. A agenda internacional destaca temas como transição energética, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.
O Sebrae, em conjunto com a Apex e outras entidades, está engajado em uma agenda ambiciosa, elevando o empreendedorismo como tema central nas transformações globais. Essa colaboração internacional reflete em acordos no Mercosul e G20, além de parcerias com Apex Brasil, Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O foco é a inclusão produtiva e social.
Resultados institucionais incluem acordos com o Inapem e o Pró-Empresa em Angola e Cabo Verde, respectivamente, visando a capacitação técnica, intercâmbio de experiências e políticas públicas para apoiar o empreendedorismo.
Na busca por ampliar mercados internacionais para pequenos negócios, destaca-se a participação no Web Summit 2023 em Portugal, onde o Sebrae organizou a maior delegação brasileira da história, gerando negócios projetados em R$ 9 milhões.
O próximo desafio será a COP28 em Dubai, onde o Sebrae contribuirá em painéis destacando o papel estratégico dos pequenos negócios na transição verde global.
Com uma matriz energética baseada em fontes renováveis, o Brasil pode liderar globalmente, assumindo o protagonismo na COP28. A responsabilidade aumenta com a presidência do Brasil no G20, sob a liderança do presidente Lula. A agenda ambiciosa busca assegurar a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas, com desafios futuros, como sediar a COP30 em 2025 na Amazônia. Os pequenos negócios, representando 95% das empresas brasileiras, desempenham um papel crucial nesta transformação para um mundo com mais qualidade de vida.