Connect with us

Empreender

Sebrae defende apoio aos pequenos negócios como motor do desenvolvimento local

Durante a abertura do evento nacional Transformar Juntos, realizado em Brasília, o Sebrae reforçou a importância dos pequenos negócios como instrumento central para o crescimento econômico nos municípios. O encontro reuniu mais de 2,5 mil representantes de prefeituras, governos estaduais e instituições de desenvolvimento para debater políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inovação e fortalecimento dos territórios.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a necessidade de integração entre diferentes agentes públicos e privados para fortalecer a economia local. Ele enfatizou que as prefeituras desempenham papel estratégico na contratação de serviços de microempreendedores individuais (MEIs), por meio de ferramentas como a plataforma Contrata+Brasil, do governo federal. Atualmente, mais de 700 órgãos públicos utilizam o sistema para divulgar oportunidades a prestadores de serviços como eletricistas, pintores e encanadores.

Segundo Lima, o fortalecimento da economia municipal depende da capacidade dos gestores locais de organizar os setores produtivos e gerar renda com base em arranjos econômicos inclusivos. “Estamos reunidos para construir soluções que melhorem a vida das pessoas a partir do desenvolvimento nos territórios”, afirmou.

A ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência, Kelli Mafort, reforçou o papel do Sebrae na articulação entre poder público e comunidades. Para ela, a entidade contribui para a mobilização social e a participação de diferentes atores no desenvolvimento regional. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou da abertura e apontou que a maioria das empresas do setor turístico são pequenos negócios, com forte apoio do Sebrae para sua expansão.

A edição de 2025 do Transformar Juntos tem como tema “Sustentabilidade e Resiliência Climática” e inclui 70 atividades como oficinas, palestras e apresentações de boas práticas. A programação aborda temas como compras públicas, economia criativa, inovação, educação empreendedora e energias sustentáveis.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, é fundamental ampliar o apoio aos empreendimentos locais para promover um modelo de desenvolvimento alinhado à preservação ambiental e às necessidades de cada região. “Estamos mostrando que é possível fazer diferente, com protagonismo local e respeito aos nossos biomas”, disse.

O evento segue até sexta-feira (25), com foco em parcerias entre o setor público, empreendedores e organizações da sociedade civil para promover ações integradas nos territórios.