Connect with us

Meio ambiente

Seca reduz nível do rio Amônia e acende alerta no Alto Juruá

Imagens mostram trator atravessando o leito do rio; comunidades relatam dificuldades de deslocamento e abastecimento

Um vídeo gravado neste domingo (13) mostra a situação crítica do rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre. As imagens, divulgadas pelo portal Juruá 24 Horas, registram um trator cruzando o leito do rio, que apresenta nível extremamente baixo em decorrência da estiagem na região.

Embora Marechal Thaumaturgo esteja localizado às margens do rio Juruá, o rio Amônia é essencial para o deslocamento de comunidades ribeirinhas e populações indígenas que vivem ao longo do curso do manancial. A redução do nível da água tem dificultado o transporte de pessoas, alimentos, medicamentos e combustíveis.

Segundo moradores, o tempo e o custo das viagens aumentaram com a seca, e há receio de que o cenário se agrave nas próximas semanas. Eles também relatam preocupação com a possibilidade de eventos extremos como os de 2023, quando uma seca severa provocou mortandade de peixes devido ao superaquecimento da água.

Além do Amônia, outros rios da região do Alto Juruá, como os que cortam o município de Porto Walter, também apresentam níveis críticos de vazão. A estiagem afeta diretamente a rotina das populações que dependem do transporte fluvial como principal meio de acesso.