Connect with us

Cultura

TV Brasil exibe filmes licenciados pela Lei Paulo Gustavo em programação de dezembro

Nos domingos de dezembro de 2025, a TV Brasil passa a exibir filmes nacionais licenciados por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo, com sessões dedicadas a obras de curta, média e longa-metragem, em uma programação voltada à exibição de produções recentes e títulos reconhecidos do cinema brasileiro, com acesso gratuito ao público em todo o país. A iniciativa é realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e integra a grade da emissora pública exibida em sinal aberto, TV por assinatura, parabólica e plataformas digitais.

A programação tem início neste domingo, 7 de dezembro, às 23h45, com a exibição de “Corisco e Dadá”, dirigido por Rosemberg Cariry. O filme, lançado em 1996, volta às telas da TV aberta em versão restaurada em resolução 4K após ter sido preservado, distribuído e novamente exibido por meio dos recursos garantidos pela Lei Paulo Gustavo. A trama acompanha a trajetória do capitão Corisco e de Dadá, em uma narrativa que envolve violência, conflito religioso e ruptura, ambientada no contexto do cangaço. A ação da lei permitiu que a obra alcançasse novas plateias em salas comerciais, festivais e agora na televisão pública.

Advertisement

No domingo seguinte, dia 14, à 0h45, na virada para a segunda-feira, será exibido o documentário “Um Filme de Cinema”, dirigido por Walter Carvalho. O longa se passa em um cinema abandonado no interior da Paraíba e reúne depoimentos de nomes do cinema nacional e internacional, como Ariano Suassuna, Ruy Guerra, Júlio Bressane, José Padilha, Hector Babenco, além de cineastas estrangeiros. Ao longo do filme, os entrevistados respondem sobre as motivações para fazer cinema e a função da linguagem cinematográfica, abordando aspectos como tempo, narrativa, ritmo, luz e relação com o público.

Também estão previstos na sessão os filmes “Cartola, música para os olhos” e “Ladrões de Cinema”, ampliando o conjunto de produções licenciadas pelos editais de fomento da Lei Paulo Gustavo. A exibição dessas obras na TV Brasil amplia o acesso do público à produção audiovisual brasileira e reforça a política pública de apoio à circulação de conteúdos financiados com recursos federais. A programação completa pode ser acompanhada tanto pelo sinal tradicional da emissora quanto pela plataforma TV Brasil Play, disponível para acesso via site e aplicativos para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.

Advertisement