Connect with us

Coluna do Angelim

Um bom conselho aos nossos Políticos. Conversem, escutem as pessoas

Um bom conselho aos nossos Políticos. Conversem, escutem as pessoas.

Published

on

“Sócrates, filósofo da Grécia antiga, tinha como prática, conversar com os cidadãos, discípulos ou não, na rua, na praça , nos espaços públicos, sobre os mais variados temas. ( das reflexões desses diálogos constantes nasciam as ideias e o conhecimento ).

Ao longo desses anos me dedicando a vida pública, procurei desenvolver o exercício da escuta. Não foi fácil.

Quando falo em escuta, falo do compromisso com as histórias de vida, esperanças e desafios enfrentados diariamente por pessoas que encontro nas ruas, nas praças, nos mercados, nos espaços públicos.

Advertisement

Confesso que o aprendizado desses diálogos tem mudado minha vida para melhor. Mais paciente, reflexivo, mais humano, compreensivo e tbm fortalecido minha indignação diante das injustiças, indiferença e preconceitos tão corriqueiros nesses tempos tão difíceis.

Em um momento tão delicado como este que vivenciamos no Brasil, a importância da escuta é ainda maior. Porque só quem escuta é capaz de admitir o sentimento de desânimo e desesperança que estávamos vivendo. E é também só escutando que podemos compreender, dialogar e, finalmente, encontrarmos juntos caminhos capazes de reverter esse cenário e reconstruirmos juntos esse País.

Penso até que além de saber ouvir, é preciso abraçar a revolta e a descrença. Abraçar no sentido mais afetivo da palavra, como quem abraça um filho que acabou de se machucar – um abraço que diz: eu compartilho de sua dor, mas acredito que você é capaz de se livrar dela.

Advertisement

Eu acredito que somos capazes. Não apenas de nos levantarmos. Mas principalmente de nos reinventarmos.

Um espaço livre, cheio de reflexões, análises e boas histórias.
Ex-prefeito de Rio Branco por dois mandatos, o professor, tarauacaense e flamenguista.
Raimundo Angelim, estreia sua coluna no Acre da hora.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement