Connect with us

Notícia

ZEQUINHA CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM O GOVERNO E BUSCA SOLUÇÃO AOS DANOS CAUSADOS PELAS CHUVAS NO IGARAPÉ PRETO

Published

on

A parceria entre Governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul determinou a rapidez na busca por soluções para o Igarapé Preto. Tão pronto o prefeito Zequinha Lima tomou conhecimento do dano às águas do igarapé preto, convocou uma reunião de emergência entre as secretarias municipais envolvidas e o Deracre.

A rapidez com que foi atendido pelo governo demonstra uma relação entre governo e prefeitura que só tem melhorado ao longo da gestão. Uma relação que se dá, obviamente, entre as figuras do prefeito Zequinha e do governador Gladson, mas que continua presente entre os representantes do governo no Juruá e os secretários municipais.

Advertisement

Pode parecer algo banal hoje, que haja entendimento entre as esferas municipal e estadual, mas quem tem boa memória sabe que nem sempre foi assim. Infelizmente, apontar culpados de um lado e de outro foi uma prática comum que paralisou por anos a conclusão efetiva de obras importantes para a população.

“O importante é solucionar e não buscar culpados. Não há um culpado e sim parceiros com grandes volumes de investimento num local que é ponto turístico. Não interessa a ninguém uma disputa de ego e nem vai resolver uma questão que é natural”, disse o prefeito.

Depois do susto de ver a lama tomar de conta das águas negras mais famosas do Juruá, não demorou para que elas voltassem ao seu tom habitual, mas o evento serviu como um teste para as relações institucionais entre prefeitura e estado.

Advertisement

A avaliação técnica apontou que a causa foi o rompimento de uma tubulação de uma obra executada pela prefeitura em uma gestão anterior, mas que por sua vez, o rompimento se deu pelo maior volume de água, incrementado pela maior área pavimentada devido à duplicação da rodovia. Obras de proteção ambiental estão previstas no projeto, mas serão entregues apenas com a sua conclusão. Ou seja, haveria motivo de sobra para que governo e prefeitura se acusassem mutuamente por meses a fio, ou até anos. Felizmente, para os cruzeirenses, não foi o que aconteceu.

“Aqui no Juruá os desafios são vencidos assim: governo e prefeitura juntos. Com esta parceria, se torna muito mais fácil e mais rápido dar as respostas que a população busca e que nossa cidade merece”, concluiu Zequinha.

Fonte: Assessoria

Advertisement