Published
1 ano agoon
By
EditorA parceria entre Governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul determinou a rapidez na busca por soluções para o Igarapé Preto. Tão pronto o prefeito Zequinha Lima tomou conhecimento do dano às águas do igarapé preto, convocou uma reunião de emergência entre as secretarias municipais envolvidas e o Deracre.
A rapidez com que foi atendido pelo governo demonstra uma relação entre governo e prefeitura que só tem melhorado ao longo da gestão. Uma relação que se dá, obviamente, entre as figuras do prefeito Zequinha e do governador Gladson, mas que continua presente entre os representantes do governo no Juruá e os secretários municipais.
Pode parecer algo banal hoje, que haja entendimento entre as esferas municipal e estadual, mas quem tem boa memória sabe que nem sempre foi assim. Infelizmente, apontar culpados de um lado e de outro foi uma prática comum que paralisou por anos a conclusão efetiva de obras importantes para a população.
“O importante é solucionar e não buscar culpados. Não há um culpado e sim parceiros com grandes volumes de investimento num local que é ponto turístico. Não interessa a ninguém uma disputa de ego e nem vai resolver uma questão que é natural”, disse o prefeito.
Depois do susto de ver a lama tomar de conta das águas negras mais famosas do Juruá, não demorou para que elas voltassem ao seu tom habitual, mas o evento serviu como um teste para as relações institucionais entre prefeitura e estado.
A avaliação técnica apontou que a causa foi o rompimento de uma tubulação de uma obra executada pela prefeitura em uma gestão anterior, mas que por sua vez, o rompimento se deu pelo maior volume de água, incrementado pela maior área pavimentada devido à duplicação da rodovia. Obras de proteção ambiental estão previstas no projeto, mas serão entregues apenas com a sua conclusão. Ou seja, haveria motivo de sobra para que governo e prefeitura se acusassem mutuamente por meses a fio, ou até anos. Felizmente, para os cruzeirenses, não foi o que aconteceu.
“Aqui no Juruá os desafios são vencidos assim: governo e prefeitura juntos. Com esta parceria, se torna muito mais fácil e mais rápido dar as respostas que a população busca e que nossa cidade merece”, concluiu Zequinha.
Fonte: Assessoria
Audiência Pública marca os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Acre
Deputado Nicolau Jr. elogia atuação abrangente do Prefeito Zequinha Lima em áreas urbana e rural de Cruzeiro do Sul
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Presidente Lula aborda desafios no financiamento ambiental durante evento na COP28
Porto Walter realiza campeonato de futebol feminino com apoio de Luiz Gonzaga
Debate na Aleac: Deputados Discutem Situação das Famílias Acampadas