Connect with us

Notícia

Cadastur registra aumento de 90% nos cadastros em 2025 e amplia regularização do turismo no Acre

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registrou crescimento de 90% no número de cadastros realizados em 2025 no Acre, resultado de ações articuladas entre o governo estadual e o governo federal para ampliar a regularização do setor e dar mais segurança aos turistas que visitam o estado. A ferramenta, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, vem sendo fortalecida pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) como parte da estratégia de organização da atividade turística em todo o território acreano.

O Cadastur reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo em todo o país, com o objetivo de formalizar serviços, dar visibilidade aos empreendimentos e permitir o acesso a políticas públicas, programas de qualificação, financiamentos e ações de promoção. No Acre, quase 600 empreendimentos já estão inseridos no sistema, totalizando atualmente 574 cadastros regularizados, segundo dados apresentados pela Sete.

Advertisement

De acordo com a chefe da Divisão do Cadastur da Sete, Priscila Fernanda Brito, o sistema contempla atividades com cadastro obrigatório, como meios de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo e transportadoras turísticas, além de segmentos com adesão facultativa, entre eles restaurantes, bares, cafeterias e locadoras de veículos turísticos. “Essas iniciativas contribuíram diretamente para o crescimento no número de cadastros e para a consolidação do sistema no Acre”, afirmou.

Ao longo de 2025, a Sete realizou ações nos municípios e em regiões como Alto Juruá e Baixo Acre, com o objetivo de ampliar a adesão dos empreendedores à ferramenta. O cadastro pode ser feito diretamente pela plataforma do Ministério do Turismo, e a inscrição garante aos negócios um selo de confiabilidade, que amplia a visibilidade dos serviços e facilita a escolha de empreendimentos regularizados por turistas nacionais e estrangeiros.

Entre os empreendimentos cadastrados está a Nãnê Sorvete Amazônico e o restaurante Jannu’s Bistrô, localizados no Horto Florestal, em Rio Branco. A sócia-proprietária Izanelda Magalhães afirma que a inclusão no Cadastur contribui para a consolidação dos negócios. “O mais importante é que o turista tenha a segurança de estar em um estabelecimento cadastrado no sistema e saiba que se trata de uma atividade regularizada”, disse.

Advertisement

A ampliação do número de cadastros reforça o papel do Cadastur como instrumento de organização do turismo no Acre, ao integrar empreendimentos a uma base nacional e criar condições para o fortalecimento da atividade, com impactos diretos na formalização do setor e na relação de confiança entre prestadores de serviços e visitantes.

Advertisement