Connect with us

destaque

Queimadas no Acre: agosto tem pior índice do ano

O estado do Acre registrou, até o dia 26 de agosto, 1347 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este número supera todos os registros dos meses anteriores, sendo o pior mês do ano em termos de queimadas. Até agora, o total de queimadas detectadas em 2024 representa pouco mais de um terço do total do ano passado, que fechou com 6.562 focos.

O município de Feijó lidera o número de focos, com 336 registros, seguido por Tarauacá, com 206 focos, e Cruzeiro do Sul, com 173. Os municípios da região do Alto Acre apresentaram os menores números de queimadas: Assis Brasil teve 11 focos, Epitaciolândia registrou 4 e Brasiléia, 3.

Advertisement

A comparação com o mesmo período de 2023 mostra números semelhantes, com 1.388 focos registrados em agosto daquele ano. A variação de julho para agosto de 2024 foi de um aumento de 123% no número de queimadas, com 603 focos em julho.

Especialistas indicam que a seca, a baixa umidade do ar e a prática de queimadas para manejo agropecuário são fatores que contribuem para o aumento dos focos. A exposição à fumaça tem gerado preocupação com a saúde pública, afetando principalmente o sistema respiratório da população.

Advertisement