O governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), oficializou a criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Mississipe, em Marechal Thaumaturgo, Acre. O assentamento abrange uma área de 9.109 hectares e vai beneficiar 242 famílias que vivem na região, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e garantir a regularização fundiária.
O PDS Mississipe foi o último dos seis assentamentos criados entre 2023 e 2024 no estado. A criação desse projeto faz parte do esforço do Incra em revitalizar a política de reforma agrária no Acre, que estava parada há mais de oito anos. Segundo o superintendente do Incra no estado, Márcio Alecio, a meta é criar mais dois ou três assentamentos até o final de 2024, e cerca de 20 até 2026.
Além da criação de assentamentos, o Incra informou que, entre 2023 e 2024, cerca de 4 mil famílias tiveram suas propriedades regularizadas no Acre. Em 2024, foi destinada uma área de 100 mil hectares para a agricultura familiar no estado, como parte de uma política que visa potencializar o setor e oferecer mais segurança alimentar e desenvolvimento econômico para as famílias envolvidas.