A Prefeitura de Rio Branco iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para digitalizar documentos e processos administrativos. O sistema tem como objetivo modernizar a gestão e eliminar o uso de papel.
O decreto que formaliza a adoção da tecnologia foi assinado pelo prefeito Tião Bocalom, tornando Rio Branco a primeira cidade do Acre a implementar o SEI. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino, a digitalização permitirá mais rapidez na tramitação de documentos, além de facilitar a comunicação com órgãos estaduais e federais.
A nova ferramenta possibilita que documentos não sigilosos fiquem disponíveis no Portal da Transparência, permitindo o acompanhamento dos gastos públicos. O prefeito destacou que a implantação vinha sendo tratada com o TRF4 desde 2020 e afirmou que a mudança reduzirá custos operacionais.
A implementação será feita de forma gradual, com previsão de funcionamento pleno até o final do ano. A digitalização dos processos deve reduzir a burocracia e fortalecer o controle social sobre as ações da administração municipal.