A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, defendeu o fortalecimento da cadeia produtiva do café como estratégia para impulsionar a agricultura familiar no estado. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 14 de abril, durante agenda na Fábrica de Café Contri, em Rio Branco, realizada em alusão ao Dia Mundial do Café.
Mailza destacou que a produção de café está presente em diversos municípios do Acre, com destaque para Acrelândia e o Vale do Juruá. “Estamos diante de um modelo que representa bem o setor produtivo da cafeicultura de todo o estado do Acre. Além de Acrelândia, temos café produzido com qualidade no Juruá e em praticamente todos os municípios do estado. O papel do governo é continuar incentivando as cadeias produtivas. O café fortalece a agricultura familiar”, afirmou.
A vice-governadora também mencionou ações estaduais voltadas ao setor, como o Programa de Compras Governamentais (Comprac), que realiza aquisições diretas da produção local. Segundo dados do IBGE, o Acre possui produtividade média de 46 sacas por hectare.
A agenda contou com a participação de representantes da indústria, da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia.