Connect with us

Educação

Rio Branco torna permanente o núcleo de Busca Ativa Escolar para combater evasão e garantir direito à educação

A Prefeitura de Rio Branco formalizou, por meio de decreto, a criação do Núcleo de Busca Ativa Escolar como estrutura permanente da Secretaria Municipal de Educação. A medida reforça a política pública voltada à identificação e reintegração de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Na última sexta-feira (4), a equipe do núcleo realizou mais uma ação em resposta a casos de faltas escolares não justificadas. Quando um aluno deixa de frequentar a escola por mais de três dias sem explicação, a instituição aciona o núcleo, que realiza visitas domiciliares para entender a situação e oferecer o suporte necessário.

De acordo com Francely Andrade, supervisora do núcleo, o trabalho envolve parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Rhuamm e Conselho Tutelar. “Nosso trabalho é garantir o retorno das crianças à sala de aula, assegurando seu direito à educação e à saúde. Atuamos sem julgamentos, buscando compreender cada realidade”, afirmou.

A gestora do núcleo, Neyvanara da Silva Ferreira, ressaltou que a iniciativa está alinhada aos critérios do Selo Unicef, que reconhece municípios comprometidos com os direitos de crianças e adolescentes. “O núcleo realiza ações diárias para localizar e reintegrar alunos fora da escola, sempre com o compromisso de garantir o direito à educação”, destacou.

A transformação da Busca Ativa Escolar em núcleo permanente foi uma iniciativa do secretário municipal de Educação, Alysson Bestene. “Cada criança fora da escola é uma história interrompida. Transformar esse trabalho em um núcleo permanente é um compromisso com a vida, o futuro e a dignidade das crianças do nosso município”, declarou.

A ação integra o novo organograma da Secretaria Municipal de Educação e tem como foco prevenir e reduzir a evasão escolar em Rio Branco.