Connect with us

Saúde

Samu realiza simulação de acidente e conclui ciclo de treinamentos em Cruzeiro do Sul

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu neste sábado, 23, em Cruzeiro do Sul, um ciclo de capacitações no Vale do Juruá com a realização de uma simulação de acidente envolvendo múltiplas vítimas e a utilização do transporte aeromédico. A atividade, realizada no pátio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), buscou preparar médicos, enfermeiros e condutores de ambulância para situações em que há grande número de feridos e recursos limitados.

O treinamento seguiu protocolos específicos, como a avaliação do cenário, a sinalização adequada, a solicitação de reforços, a comunicação com a regulação, a triagem das vítimas e a preparação para o transporte terrestre e aéreo. Entre os exercícios práticos, esteve o embarque de um paciente no helicóptero Hárpia 04, reforçando a integração do novo serviço aeromédico disponível para comunidades de difícil acesso no Juruá.

A médica do Samu, Aline Feitosa, explicou que a iniciativa permite aos profissionais se manterem preparados para cenários de emergência. “Durante esses treinamentos, a gente está se aprimorando. Essa capacitação traz a possibilidade de prática e repetição, que é como sempre aprendemos, podendo dessa forma estarmos preparados para atender a população”, disse. A enfermeira emergencista Solange Sousa, responsável pela atividade, destacou que a proposta foi ampliar a capacidade de resposta das equipes. “O objetivo desse curso é qualificarmos nossas equipes para darmos um atendimento de qualidade em situações em que a demanda é maior do que a estrutura disponível”, afirmou.

Com a coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), os treinamentos realizados nas últimas semanas abordaram desde direção defensiva até protocolos de transporte aeromédico. O encerramento com a simulação de acidente reforçou a importância da prática no preparo das equipes e consolidou as ações de capacitação como estratégia para fortalecer o sistema de saúde de emergência no interior do Acre.