Connect with us

Educação

Estudantes elegem representantes para a 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano

Estudantes de 24 escolas da rede pública do Acre participaram, na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, do processo eleitoral que definiu os representantes da 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano, com votação realizada em todo o estado por meio de urnas eletrônicas em Rio Branco e cédulas nos demais municípios, iniciativa que garante aos alunos a vivência do processo legislativo por um período de quatro meses.

A eleição foi coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura, em parceria com a Assembleia Legislativa do Acre, por meio da Escola do Legislativo Deputado Edson Cadaxo, e com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, estrutura que reproduz etapas do processo oficial de escolha de representantes. De acordo com a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis da SEE, Euresty Abreu, os alunos selecionados vão atuar como parlamentares jovens na Assembleia Legislativa ao longo de quatro meses, participando de sessões simuladas, oficinas, cursos de formação e debates. “Hoje nós estamos fazendo a eleição para o Programa Jovem Parlamentar Acreano. Os nossos alunos vão ter a vivência, por quatro meses, como deputados na Assembleia. Aqui estamos utilizando urnas eletrônicas, e nos outros municípios, cédulas. É um evento de grande importância, porque promove o protagonismo juvenil e a cidadania”, afirmou.

Na Escola Jovem Boa União, em Rio Branco, 388 estudantes participaram da votação. Para parte dos alunos, foi o primeiro contato com a urna eletrônica. A estudante Vitória Ripardo, de 16 anos, relatou que a experiência antecipa o exercício do voto oficial. “Eu acho legal, porque eles podem trazer oportunidades para a gente, melhorias para a nossa escola. É a primeira vez que eu voto, só votaria ano que vem na vida real. Estou achando uma experiência legal, porque a gente pode escolher alguém para representar a nossa escola”, disse. O estudante Célio Renan de Carvalho, também de 16 anos, afirmou que a participação fortalece a representação da comunidade escolar. “É uma coisa muito boa, tanto para os alunos quanto para a escola. Mostra que a nossa escola tem força. Eu espero que nossa representante traga um projeto bom, que ajude os alunos e a escola”, declarou.

O processo de mobilização começou com a produção de redações, seleção das candidatas e organização das campanhas internas. A coordenadora de Ensino da Escola Jovem Boa União, Leylane Gomes, explicou que a participação no processo eleitoral faz parte da formação dos estudantes. “Nosso processo começou com a seleção de redações, depois com a escolha das candidatas. As meninas se envolveram, ficaram nervosas no início, mas se dedicaram muito”, afirmou.

A edição de 2025 reúne candidatos de 17 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Tarauacá. Para assegurar a participação de estudantes de localidades mais distantes, como Jordão, a SEE garante o deslocamento até a capital, além de hospedagem e alimentação durante as atividades presenciais do programa.

Criado como uma ação de educação para a cidadania, o Programa Jovem Parlamentar Acreano busca aproximar os estudantes do funcionamento do Poder Legislativo e estimular a participação política desde o ambiente escolar. Ao longo das edições, a iniciativa consolida uma rotina de experiências práticas, que inclui simulações de sessões, elaboração de propostas e debates orientados por técnicos e instrutores da Escola do Legislativo, com repercussões diretas na formação política dos jovens e no fortalecimento da participação estudantil no Acre.