O governo do Acre participou do 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, de 14 a 17 de novembro. Representantes da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Representação do Estado do Acre em Brasília (Repac) apresentaram a Trilha Chico Mendes como uma oportunidade de turismo de aventura.
A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes e possui mais de 100 quilômetros de extensão, divididos em dois trechos. Durante o evento, a Sete destacou as ações para reestruturação da trilha, com o objetivo de impulsionar o turismo na região.
Francismay Costa, técnico administrativo da Sete, afirmou que o congresso é uma oportunidade para intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de parcerias. Ele destacou o planejamento de novos projetos, como a abertura de trilhas adicionais e a construção de estruturas voltadas para o turismo de observação de aves e geoglifos.
Jackson Viana, chefe do Departamento de Gestão de Turismo da Sete, explicou que a participação no evento visa reposicionar a Trilha Chico Mendes no mapa nacional de trilhas de longo curso. Além disso, materiais sobre a trilha foram apresentados para valorizar o atrativo turístico.
O congresso, promovido pela Rede Brasileira de Trilhas, contou com palestras, cursos e trocas de experiências voltadas à capacitação de técnicos e gestores de turismo. A comitiva acreana também incluiu técnicos do ICMBio e representantes de organizações locais, que compartilharam projetos relacionados ao uso público das reservas extrativistas e à organização comunitária.