Connect with us

Industria

Acre conquista autorização para exportação de carne bovina para o Canadá

Published

on

O Acre alcançou uma nova fronteira no comércio internacional com a autorização para exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá. Essa conquista foi possível graças à aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a uma análise minuciosa realizada pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA).

Este avanço coloca o Acre em uma posição estratégica no mercado de exportação de carne, uma vez que plantas frigoríficas no estado já realizam exportações para países como Peru, República Dominicana, Arábia Saudita, Uruguai, Paraguai e Hong-Kong. José Francisco Thum, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), destacou a importância deste novo mercado, observando que o Canadá se junta a uma lista de nações que demonstram interesse no setor bovino acreano. Além disso, mencionou que o estado está no aguardo dos resultados das avaliações feitas por missões internacionais nas Filipinas e na China, indicando o potencial de expansão para outros mercados importantes.

Advertisement

A exportação de carne bovina é um setor significativo para o Brasil, com vendas que ultrapassaram 10,541 bilhões de dólares em 2023, correspondendo a 2,28 milhões de toneladas de carne. Especificamente, o Canadá representou uma parcela importante dessa exportação, com 39 milhões de dólares em compras (8.192.380 kg), um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement