Connect with us

Industria

Acre e China discutem fortalecimento do comércio e participação em mesa de negócios em outubro

Representantes do Acre participaram nesta segunda-feira (19) de uma reunião no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para tratar do fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e China, com foco na promoção de investimentos e construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado.

Durante o encontro, foi entregue ao vice-prefeito da cidade chinesa de Xiamen, Zhuang Rongliang, um termo de cooperação que prevê possíveis parcerias entre Brasil e China. A agenda incluiu a apresentação do potencial agrícola e produtivo do Acre e o convite para que representantes acreanos participem, em outubro, de uma mesa de negócios na China.

Na ocasião, o deputado Luiz Gonzaga destacou que a participação visa fortalecer o comércio bilateral e ampliar as oportunidades econômicas para o estado. “Apresentamos ao vice-prefeito de Xiamen o potencial agrícola e de produção do Acre. Fomos convidados para participar em outubro de uma mesa de negócios na China. Isso é importante, pois o Acre está de olho no futuro com o objetivo de gerar emprego e renda ao povo acreano. Ações como essa fazem com que o Acre prospere e aproveite a oportunidade da nossa Transoceânica e o Porto de Chancay, que vêm para facilitar nossa relação comercial com a China”, afirmou.

Ele também ressaltou a troca de experiências com empresas chinesas. “O encontro serviu também para apresentarmos aos empresários chineses o que o Acre tem de melhor: nosso potencial logístico, produção de café, soja e indústria. Trocamos experiências com empresas de fertilizantes, cafeicultores, compradores internacionais e gigantes da tecnologia. O Acre tem tudo para ser protagonista nesse momento comercial do Brasil”, completou Gonzaga.

O evento reuniu empresários acreanos e chineses, além de autoridades dos dois países. Entre os participantes estavam o professor Romildo Toledo, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ; membros do Centro Brasil-China da UFRJ; representantes do Escritório Sudeste da ApexBrasil; e empresas como Xiamen Vangenes Biotech, Hongfa Group, Fujian Antai Technology e Supcon Technology.

Durante a reunião, foram anunciados acordos comerciais entre grandes empresas, incluindo Luckin Coffee, C&D Merchandise Co., Cooxupé, KION South America, Tractorbel e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assur Mesquita, também ressaltou a importância da aproximação comercial. “Nesse encontro, pudemos conhecer a realidade das empresas de tecnologias da China e testemunhar a realização de negócios entre empresas brasileiras e chinesas. Os empresários chineses ficaram interessados na compra do café produzido no Acre. Apresentamos também ao vice-prefeito chinês a nossa proposta de intercâmbio comercial através da rota do Pacífico e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, explicou.