Connect with us

destaque

Acre realiza mais de 6 mil cirurgias eletivas em cinco meses

Entre fevereiro e junho de 2024, o estado do Acre realizou 6.437 cirurgias eletivas, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF). A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal para reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), interrompidas pela pandemia de Covid-19.

No mesmo período, 544.388 cirurgias foram realizadas em todo o Brasil, com a região Norte sendo responsável por 39.605 procedimentos, incluindo os números do Acre. O desempenho da região Norte representou 59% das cirurgias planejadas, enquanto o Sul superou as expectativas com 255% do total previsto.

Advertisement

O PNRF foi instituído em fevereiro de 2023 e tem como objetivo ampliar o acesso a cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas. A meta inicial era de 500 mil cirurgias em 2023, mas o número de procedimentos alcançou 648,7 mil. A vigência do programa foi prorrogada até fevereiro de 2025.

Em termos financeiros, a execução dos recursos federais para o PNRF atingiu 87% do total disponível. O Sul utilizou 195% dos recursos previstos, enquanto o Norte utilizou 49%.

Comparando os primeiros cinco meses de 2024 com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 21% no número de cirurgias eletivas realizadas no Brasil, com destaque para a região Sul, que registrou um aumento de 25%.

Advertisement

O programa é parte do esforço para retomar os serviços de saúde pós-pandemia e melhorar o acesso a procedimentos médicos, refletindo o compromisso do Ministério da Saúde em reduzir as filas de espera e ampliar a oferta de cirurgias eletivas em todo o país.

O PNRF também faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), voltado para organizar a oferta de consultas e exames especializados, inicialmente focados em áreas como oftalmologia, ortopedia e oncologia.

Advertisement