A Secretaria de Educação do Estado do Acre anunciou o retorno das aulas da rede pública estadual nesta quarta-feira (25), após a terceira suspensão devido à poluição atmosférica provocada pela fumaça das queimadas. A interrupção das atividades escolares ocorreu na última segunda-feira (23), afetando escolas em Rio Branco, Porto Acre, Senador Guiomard e Bujari.
As aulas foram suspensas inicialmente no dia 5 de setembro e retomadas no dia 11, sendo novamente interrompidas no dia 20, quando o nível de poluição do ar atingiu níveis considerados perigosos para a saúde pública, segundo a plataforma de monitoramento da qualidade do ar IQAir.
No dia 23 de setembro, a cidade de Rio Branco registrou uma concentração de partículas finas de 605 microgramas por metro cúbico, um valor 40 vezes acima do limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15 microgramas por metro cúbico.
A decisão pelo retorno das aulas foi tomada com base no último boletim de qualidade do ar, que indicou uma melhora significativa nas condições atmosféricas, com redução do nível de partículas para um índice moderado de 98 microgramas por metro cúbico.
O governo do Acre continua monitorando a situação por meio do Comitê de Crise, responsável por avaliar diariamente as condições de poluição para garantir a segurança da comunidade escolar.