Connect with us

destaque

Alerta de prevenção: prefeitura de Rio Branco reforça medidas contra o aedes aegypti na temporada de chuvas

Published

on

Com a proximidade do período de chuvas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alerta a população para o aumento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A orientação é que os moradores mantenham seus quintais limpos e evitem recipientes que acumulem água parada.

Em 2021, a capital acreana enfrentava uma epidemia de dengue, com mais de 6 mil registros da doença e 2 óbitos confirmados. Um trabalho conjunto entre a Semsa e a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade resultou em campanhas publicitárias e ações de vigilância e limpeza, reduzindo significativamente os casos de dengue nos últimos três anos.

Entretanto, o ressurgimento sazonal do mosquito durante o período chuvoso trouxe a necessidade de manter e intensificar as campanhas e ações de combate às Arboviroses. As medidas de combate foram redobradas.

A Semsa destaca a realização do “Dia D” de Combate às Arboviroses no Bairro Belo Jardim, no próximo dia 22, com foco no controle do mosquito transmissor, especialmente da dengue, que apresenta um aumento de casos, com pelos menos 250 registros semanais entre setembro e outubro.

Dados do Sistema de Informação revelam que o segundo distrito de Rio Branco concentra mais de 72% dos casos suspeitos de dengue nos últimos dois meses. No Dia “D” de enfrentamento ao mosquito, serão realizadas ações de manejo ambiental, aplicação de larvicida e orientações preventivas, integrando as atividades das Secretarias Municipais de Saúde e de Cuidados com a Cidade.

A importância da participação da comunidade no controle da infestação pelo mosquito Aedes é destacada, uma vez que os locais e situações de água parada propícios à reprodução do vetor são frequentemente encontrados no cotidiano das famílias.