Published
2 meses agoon
By
EditorO prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta quarta-feira (27) um decreto que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela forte estiagem que tem atingido a capital. Essa estiagem tem provocado um prolongado período de escassez no abastecimento de água.
A decisão foi tomada devido à urgência agravada pelos baixos índices de chuva, indicando uma estiagem mais severa e prolongada, o que resultou na diminuição do nível dos rios e na baixa umidade do ar.
O prefeito ressaltou que esse decreto demonstra o compromisso da gestão com a população do Acre, mostrando a intenção de agir preventivamente diante dessa situação crítica. Ele também destacou que a questão da água é um problema antigo enfrentado pelos moradores da cidade e assegurou que a prefeitura está buscando uma solução definitiva.
De acordo com Tião Bocalom, o decreto facilitará a contratação da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Universidade de Brasília (UnB) pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) para realizar um estudo e contratar uma empresa especializada na perfuração de dois poços de pesquisa, com a supervisão das duas universidades. Esses poços, com profundidade de 800 metros cada, ajudarão a identificar áreas com recursos hídricos na cidade, um no Primeiro Distrito e outro no Segundo Distrito.
O diretor de Riscos e Desastres da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), capitão Lopes, enfatizou que, antes mesmo da assinatura do decreto, a gestão já estava atuando para amenizar os impactos da estiagem na capital, especialmente no abastecimento de água das comunidades afetadas.
“No momento, a Defesa Civil já trabalha com um planejamento e já atua no abastecimento das comunidades devido a essa forte estiagem que já afeta nossa cidade de Rio Branco, fazendo o abastecimento diariamente”, afirmou o capitão Lopes.
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Bocalom lança Programa de Olho na Obra para maior transparência na gestão municipal
Prefeitura de Rio Branco distribui cestas básicas a mulheres em vulnerabilidade social
Zequinha Lima anuncia Investimentos do PAA para agricultores do Rio Croa
Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante recursos para fortalecer cafeicultura nas comunidades locais
Em Cruzeiro do Sul, orientações reforçam combate ao HIV durante o Dezembro Vermelho