O prefeito Tião Bocalom iniciou a entrega de móveis como parte do Programa Recomeço Para as Famílias, nesta segunda-feira, 23, marcando um momento significativo na administração municipal de Rio Branco. A iniciativa visa auxiliar as famílias afetadas pelas alagações do Rio Acre e seus igarapés, fornecendo móveis, eletrodomésticos, kits de limpeza e higiene pessoal, além de sacolões como apoio nesse período de recuperação.
“As alagações que deixaram marcas tão profundas na nossa cidade, não foram suficientes para minar a esperança da nossa população, e nem a nossa da nossa gestão de levar Dignidade ao povo rio-branquense. Hoje mais de 500 pessoas presenciaram este momento que ficará marcado na vida de milhares de famílias que poderão recomeçar a vida de forma digna e honesta, e o melhor vem muito mais por aí”, declarou Bocalom, no ato de entrega, realizado em frente à prefeitura. O foco é priorizar mais de 4 mil famílias que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.
A iniciativa inclui a distribuição de mais de 40 mil itens, abrangendo camas, colchões, travesseiros, fogões, botijas de gás, televisões, tanquinhos de lavar roupa, ventiladores, camas box conjugadas de casal e solteiro, até armários e guarda-roupas. Vale destacar que esses últimos itens foram fabricados por marcenarias locais, utilizando madeira doada, e estão alinhados com o “Projeto 1001 Dignidades”. Além de oferecer auxílio às famílias afetadas, essa estratégia também gera economia, emprego e renda dentro da comunidade.
Para garantir a eficiência da distribuição, a prefeitura realizou um mapeamento completo das famílias afetadas, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil. Esse esforço visa atender às necessidades específicas de cada família, garantindo que os itens sejam entregues de acordo com as demandas individuais e as circunstâncias de cada caso. Mesmo as famílias que residem na zona rural não foram esquecidas, e também serão incluídas nesse importante programa de assistência.