Moradores de oito municípios do Acre afetados pelas enchentes podem solicitar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A autorização foi concedida pela Caixa Econômica Federal, com prazo para solicitação até 22 de junho de 2025.
As cidades incluídas são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
Para ter acesso ao recurso, é necessário residir em área atingida, conforme reconhecimento oficial, apresentar comprovante de residência emitido até 120 dias antes da decretação de emergência, possuir saldo disponível no FGTS e não ter realizado outro saque por calamidade nos últimos 12 meses.
O procedimento deve ser feito pelo aplicativo do FGTS. O trabalhador deve acessar o menu “saques”, selecionar a opção “calamidade pública”, informar o município, anexar os documentos solicitados e indicar uma conta para depósito.
Além do saque individual, as prefeituras das cidades afetadas podem solicitar apoio federal com envio de alimentos, kits de higiene e limpeza, água e outros insumos básicos.